As eleições presidenciais na Colômbia estão marcadas para maio de 2022. O país está em um momento de transição após a saída do presidente Iván Duque, cuja popularidade despencou nos últimos meses. Os eleitores colombianos têm diante de si a difícil tarefa de escolher o próximo líder em meio a uma série de desafios políticos, econômicos e sociais.

Entre os candidatos presidenciais, há algumas figuras bem conhecidas. Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-senador, lidera as pesquisas de opinião atualmente. Petro é um político de esquerda que já concorreu à presidência em 2018, perdendo para Duque. Outro candidato popular é Sergio Fajardo, ex-prefeito de Medellín e professor universitário. Fajardo se apresenta como um candidato independente e moderado.

Além desses, há vários outros possíveis candidatos com diferentes trajetórias profissionais e políticas. Ainda não está claro quem serão os principais concorrentes na corrida presidencial.

Em termos de questões em pauta, a situação da economia colombiana será um ponto crítico para os candidatos. O país está lutando para se recuperar da pandemia de COVID-19 e de uma crise econômica anterior. A taxa de desemprego é alta e muitos colombianos estão lutando para sobreviver. Os eleitores estarão atentos às propostas dos candidatos em matéria de emprego, salários, serviços públicos e outros temas econômicos.

Outra questão importante é a segurança e o conflito armado. A Colômbia tem um histórico de violência política e conflitos envolvendo grupos guerrilheiros e paramilitares. Muitos eleitores querem saber como os candidatos pretendem lidar com esses problemas. Alguns dos candidatos se apresentam como defensores dos direitos humanos e da justiça social, enquanto outros enfatizam a necessidade de medidas mais duras contra a criminalidade.

No plano internacional, a Colômbia tem importantes relações com outros países da região e com potências globais, como os Estados Unidos. A situação da Venezuela também é uma pauta relevante, dado o fluxo migratório de venezuelanos que chegam ao país. Os eleitores estarão atentos às propostas dos candidatos em matéria de política externa e à forma como lidam com essas questões.

Em resumo, as eleições na Colômbia de 2022 serão um momento crucial para o país escolher seu novo líder e definir o caminho adiante. Com uma série de desafios políticos, econômicos e sociais, os eleitores devem escolher com cuidado e considerar as propostas e qualidades dos candidatos.